• Cristiano Assis

Problemas gengivais aumentam hipertensão



Quando falamos em ir ao dentista muitos pensam que é só uma questão de estética, ficar mais bonito ou apenas conversa de dentista. Mas não é bem assim.


Sem dúvida dentes limpos, mais alinhados e bem cuidados traz muitos benefícios na vida, mas precisamos saber que atualmente as pesquisas e estudos científicos vêm mostrando grande influência da saúde bucal com o bom funcionamento de outros órgãos.


Em artigo recente da Sociedade Europeia de Cardiologia reforça ainda mais a íntima relação entre a saúde bucal e os problemas cardíacos. Segundo ele, “Vários estudos apoiam uma relação entre periodontite grave e hipertensão. Evidências também sugerem que o tratamento periodontal bem-sucedido pode melhorar a pressão arterial.” As bactérias que se encontram na boca se dissemina na corrente sanguínea, e desenvolvem um quadro inflamatório sistêmico no organismo, podendo influenciar diversas áreas de nosso organismo.


Atualmente a recomendação dos especialistas da área médica, principalmente os cardiologistas, é que a pessoa faça uma limpeza dos dentes no consultório a cada seis meses.


Mas como podemos saber quando estamos com problemas na gengiva? Primeiro precisamos saber que temos duas fases: a gengivite e a periodontite.


Os sintomas da gengivite são: gengivas avermelhadas, Inflamação da região, sangramento na escovação e no uso do fio dental e Halitose (mau hálito).


Quando não tratamos a gengivite ela evoluirá para periodontite. Seus sintomas serão: Mau hálito, tártaro (placa sólida que envolvem os dentes), dentes amolecidos e bolsas periodontais.


Aprenda a prevenir a gengivite – e também a Hipertensão!


A melhor forma para prevenir um quadro de gengivite é manter o hábito adequado de higiene bucal com o trio: escovação, o uso diário do fio dental e visitas periódicas ao dentista.


Por isso, dá próxima vez que seu dentista te lembrar que está na hora de voltar para fazer a limpeza não deixe para depois. Isso pode salvar seu coração.

Abraço e até a próxima


Cristiano Assis

Ortodontista

Posts recentes

Ver tudo