• Cristiano Assis

Podemos usar aparelho ortodôntico em qualquer idade?


Uma dúvida que muitos dos meus clientes tem é se podem usar aparelho ortodôntico “depois de uma certa idade” ou “depois de velho” e resposta é: “Sim, com certeza, qualquer idade vale a pena recuperar o tempo perdido.”


Hoje os dentes alinhados e nivelados fazem toda a diferença no meio social que vivemos e em nossa autoestima, por isso o interesse em deixá-los bonitos é cada vez maior. E a grande maioria não teve possibilidade de fazer um tratamento ortodôntico quando crianças ou jovens, já que no passado o tratamento era muito caro. E hoje que podemos, achamos que já é tarde.


Saiba que isso é um erro, pessoas em qualquer idade tem colocado aparelhos ortodônticos, por questões estéticas, para colocar implantes, melhora na função mastigatória e alívio de dores na face e cabeça.


Mas uma dúvida sempre fica: “Há alguma diferença no tratamento entre jovens e adultos?” Sim, o aporte de fluxo sanguíneo no adulto é menor, por isso a movimentação dos dentes precisa ser com forças menores e bem controladas, podendo por isso aumentar um pouco o tempo de tratamento. E outro cuidado fundamental é estar com a saúde periodontal (dente, gengiva e osso) saudável, caso contrário pode haver maior probabilidade de reabsorção dentária.

Não é demais lembrarmos que estes dois cuidados precisam ser feitos em qualquer idade, mesmo nos mais jovens. Por isso, a maior preocupação não deve ser se a sua idade possibilita o tratamento ortodôntico, mas de fazer o seu tratamento com um profissional responsável que associe conhecimentos técnicos e qualidade em seus serviços.


Até a próxima,


Cristiano Assis

Ortodontista


Posts recentes

Ver tudo