• Cristiano Assis

Fatores para escolher o melhor dentista



Muitas pessoas pensam que o que importa é apenas o procedimento, por isso o importante é apenas o preço do tratamento. Não é a toa que mais ouvimos em ligações telefônicas é: "quanto custa...?".

Precisamos avaliar bem vários aspectos antes de escolher o melhor dentista que ficará responsável por nosso sorriso e saúde bucal, pois depois podemos nos arrepender.

Listei aqui 5 fatores a serem considerados na escolha de um bom profissional:


1- Tempo na consulta


Explicar todas as dúvidas dos pacientes, elucidar todo o tratamento, ver o objetivo que a pessoa deseja, requer tempo e uma boa conversa. E ainda, um procedimento bem executado, com detalhes, recai bastante no ditado popular: “a pressa é inimiga da perfeição”.


Com certeza, um atendimento de 15 minutos não conseguirá a mesma qualidade de outro de 40. Para atender tão rápido o dentista precisará queimar etapas importantes de atendimento, conversa e de execução do tratamento.


Saiba que há materiais ou equipamentos que ajudam a termos um tratamento mais rápido e efetivo. Mas independente disso, é importante vermos que é impossível um atendimento bem feito em pouco tempo. Talvez se fossemos máquinas isso seria válido, mas como somos seres humanos, para um atendimento humanizado e de excelência, o dentista deverá reservar tempo para lhe atender.


2- Capacidade Técnica


Saber fazer uma restauração, uma raspagem ou qualquer procedimento na odontologia todos aprendem os protocolos ideais em um Curso de Odontologia, mas para executá-los o profissional precisará se empenhar.


Todos possuem a capacidade, mas tenhamos cuidado em escolher um que se atualize constantemente, se preocupe em proporcionar os tratamentos mais recentes e mais adequados em você.


3- Limpeza e Organização no consultório


Este é um fator que poucos falam, mas é o que mais afeta se confiamos ou não em uma clínica. Um local limpo e bem cuidado, com um cheiro agradável, com profissionais educados e sem pressa fazem toda a diferença na hora de escolhermos.


Desde um atendimento telefônico bem feito, até um acolhimento quando nos recebem são avaliados. Sempre fica aquela ideia em nossas cabeças: “se aqui fora é bem cuidado, dentro da minha boca também será”.


4- Materiais utilizados


Não se engane, nem todo material é igual. A qualidade do material que o dentista vai usar em você fará toda a diferença. Da mesma forma que um celular, os materiais odontológicos possuem uma qualidade boa, ruim ou excelente.


Dependendo da marca ou tipo, irão durar mais, ser mais resistentes, mais indicados para seu caso ou quebrarão fácil, não durará muito e precisará mudar constantemente.

Cuidado com lugares que fazem procedimentos muito baratos, normalmente para conseguir se manter é na qualidade do material e/ou no tempo de atendimento que eles precisarão economizar.


5- Emocional do profissional


Deixei por último, mas é o que considero mais importante. Como falei acima, somos humanos, e o dentista também é, nem todos são iguais. Por isso será importante conhecermos o profissional que iremos confiar nossa boca. E o fator emocional conta bastante.


Como ele te atende? Com pressa, sem te olhar no rosto, se preocupa apenas com o dente ou os procedimentos? Ou é atencioso, educado, passa confiança, sem pressa, senta-se com você e explica todas as suas dúvidas? No final das contas isso que importará.


Precisamos ser bem tratados, e o fator do relacionamento é o mais importante. Não adiantará termos um dentista bem capacitado, em um consultório bonito e organizado, usando os melhores materiais, mas sem a menor empatia com seus pacientes e realizando tratamentos ruins.


Então é isso, há ainda vários fatores que poderíamos colocar nesta lista que faria a diferença na hora de escolhermos um bom profissional. Mas queremos saber de você: Além desses qual você incluiria na lista? Ou qual desses que listei é o mais importante para você?


Grande abraço e até a próxima

Cristiano Assis

Ortodontista




Dentista Cristiano Assis
Cristiano Assis



Cristiano Assis

Ortodontista e Clínico geral da OdontoAssis

www.odontoassis.com

Posts recentes

Ver tudo