• Cristiano Assis

TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS SOBRE USO DO FIO DENTAL

Olá hoje decidi falar sobre uma dúvida recorrente lá no consultório: O uso do fio dental.

Pedido por todos os dentistas, usados diariamente por poucos e “de vez em quando” pela maioria dos pacientes :)


Primeiro, é bom sabermos que o uso do fio dental é fundamental para uma completa saúde bucal. Sem ele, não vamos limpar na área compreendida entre os dentes. Pode parecer pequena essa região, mas é um campo de futebol para as bactérias, onde fazem a festa e o estrago na nossa boca.

A pergunta que mais ouço:

SANGRAR QUANDO USAMOS FIO DENTAL É NORMAL?

Não!! Se estiver sangrando, há problema. Na verdade pode haver mais de 10 problemas relacionados, mas isso fica para outra dica. Pode ser um machucado por força do uso do fio, gengivite e até periodontite. Se estiver sangrando, o melhor a fazer é marcar com seu dentista para ele fazer uma avaliação.

SE SANGRAR DEVO PARAR DE USAR FIO DENTAL?

Novamente não, é um erro que muitos fazem e isso faz aumentar o problema. Vejamos o que acontece: Não uso o fio sempre, por isso minha gengiva inflama devido a placa acumulada. Quando vou usar o fio, a gengiva sangrará. Ficamos assustados e paramos de usar o fio. Fazendo isso, a placa acumulará mais e o sangramento aumentará. Se sangrar, continue o uso do fio com cuidado e marque com seu dentista para que ele resolva o problema.

ANTES OU DEPOIS DE ESCOVAR OS DENTES?

Se pesquisarmos veremos que tanto faz, mas na minha opinião, sempre aconselho que seja usado antes de escovar os dentes.

Dessa forma, não temos a probabilidade de ficar com algum resquício de placa na boca. E, as vezes, a pessoa se engana de não precisar de usar fio porque já sente a limpeza da escovação.

COMO USAR?





1- Enrole nos dedos das duas mãos. Dica: Não seja tão econômico, se não teremos dificuldade de fazer a limpeza nos dentes de trás.


2- O fio dental age por contato, como um pano limpando um carro. Por isso, precisamos encostar o fio nos dentes de cada lado e levar o fio até entrar na gengiva, pois nesta região as bactérias se alojam. Mas cuidado com a força empregada, para não se machucar!


3- Fazer movimentos suaves para frente e para trás, e de baixo para cima, com o objetivo de passar o fio dental por toda lateral do dente.

4- Não esquecer de fazer nos dois dentes adjacentes, antes de remover o fio por completo.

5- Usar o fio em TODOS os dentes;

QUANDO USAR?

O ideal, seria todas as vezes que fosse escovar os dentes. Mas sabemos que para nossa vida corrida, isso não é possível. Por isso, aconselhamos pelo menos 1 vez ao dia. Mas todos os dias.

Lembre-se também que o fio é para remoção de placa e alimentos entre os dentes. Por isso, tire a ideia da cabeça que fio dental é apenas para quando come carne. Use todos os dias!!

SE NÃO USAR O QUE ACONTECE?

A placa ou alimento não removidos irão inflamar a gengiva, gerando a gengivite (inflamação da gengiva) e posteriormente a periodontite (inflamação do periodonto, estruturas de sustentação dos dentes). Desta forma, teremos sangramento gengival, depois dentes moles e mais tarde perda dentária. Além de surgimento de cáries;

QUANDO COMEÇAR A USAR?

Não temos a idade ideal, mas a maioria dos dentistas indicam quando os molares decíduos erupcionam, com 1 ano e 6 meses a 2 anos. O mais importante, é iniciar o uso na criança o mais cedo possível, assim criamos o hábito cedo.

TIPOS DE FIO DENTAL

  • Fio dental

Modelo de vários fios. É o mais conhecido, barato e tradicional, possuindo bom poder de limpeza.




  • Fita Dental Modelo fino e achatado, com fio único e com bastante resistência, as vezes é encerado, evitando desfiar durante o uso. Indicado para pessoas com dentes mais juntos, os quais sentem certa dificuldade para usar o fio.

  • Fio dental com haste de plástico


Facilita o uso. Indicado para o uso de nossas crianças.



  • Superfloss

Indicado para pessoas que usam aparelho ortodôntico, ponte fixa ou implante. Ele possui uma extremidade mais rígida para facilitar a condução do fio entre os acessórios.

  • Passa fio

Acessório no formato de uma agulha que facilita a passagem do fio.

E para finalizar, uma dica extra que nunca é demais lembrar:

Não use palito de dente !!

Ele não é eficiente, empurrará a placa para dentro da gengiva. Aumenta retração gengival e o espaço entre os dentes. Além de poder remover a camada protetora do dente, causando abrasão.


Esperamos que a dica desta semana tenha sido valida para você.

Caso tenha sido, compartilhe esta informação com seus amigos e parentes.

E se tiver alguma dúvida, sobre este assunto ou qualquer outro, me envie que terei o maior prazer de escrever nas próximas dicas

Grande abraço,

Cristiano Assis

Posts recentes

Ver tudo