• Cristiano Assis

CLAREAMENTO DENTAL SEM MITOS




Eu, Cristiano Assis, tenho sempre clientes que me perguntam sobre o Clareamento Dental. São dúvidas recorrentes que buscarei resolver agora:


1. O que é clareamento dental?

O clareamento dental é um procedimento odontológico que utiliza produtos à base de peróxido de hidrogênio ou carbamida, que, em contato com os dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas presentes na dentina (porção abaixo do esmalte), deixando o dente mais claro. Processo que precisa ser acompanhado pelo dentista para não termos surpresas, como sensibilidade excessiva ou agressão à gengiva.


2- Benefícios de clarear os dentes?

Não tem como negar, atualmente, os dentes recebem lugar de destaque na nossa harmonia facial. Um belo sorriso faz diferença em nossas vidas:

* Dentes brancos trazem de volta a confiança e elevam a autoestima rapidamente.

* Maior segurança em conversar com as pessoas.

* Aparência mais jovem.

* Melhor resultado para as fotos em nossos eventos especiais, como um casamento, entrevista para emprego ou encontro com amigos.

* Causa uma primeira impressão positiva.

- “Um belo sorriso, lindo e amigável, chama atenção, atrai olhares, simboliza cordialidade e é fundamental para desenvolver relações sociais”,


3- Para quem é indicado?

Para todos aqueles que já estão com a cavidade bucal livre de cáries e problemas gengivais. Excetos aqueles que se enquadram nas contra-indicações.


4- Contra-indicações ?


a- Gravidez ou amamentando

Não existe comprovações científicas que ateste os riscos que o tratamento pode provocar tanto para a mãe quanto para o bebê. Por isso, sempre sou da opinião de não arriscar, sendo assim, é mais aconselhado que seja feito após o período de amamentação.


b- Menores de 15 anos

Essa idade não é taxativa. Pode ser avaliada pelo dentista. O importante é a maturação dos tecidos dentais que ocorre por volta desta idade. Caso contrário, a sensibilidade será muito grande e pode ocorrer agressão da polpa (nervo do dente).


c- Pacientes que possuam problemas bucais como cáries, doenças periodontais e lesões dentárias.


d- Pessoas que possuem manchas nos dentes causadas pelo uso de tetraciclina

Tais manchas são classificadas como intrínsecas, ou seja, ocorrem quando o indivíduo entra em contato com o antibiótico por via sistêmica durante o desenvolvimento dos órgãos dentais. O tratamento de clareamento não é favorável.


e- Pessoas que têm muitas restaurações

Os agentes clareadores não funcionam sobre resina, por isso dependendo da localização, será indicada a substituição das mesmas por resinas da cor que o dente ficou com o clareamento.


5- O resultado é igual para todos?

Não, em todos os casos haverá clareamento, mas nem todos terão os mesmos resultados. Há pessoas que a dentina ficará mais clara que de outras. Todos precisam se conscientizar que o clareamento precisa ser bem direcionado e acompanhado pelo profissional, evitando excessos ou uso desnecessário.

6- Preciso parar de tomar café ou comida com corante para fazer clareamento?

Esta é um dos mitos disseminados, mas que está sendo desmentido pelas pesquisas:

Estudo sobre a “dieta branca” no clareamento

O estudo: Rezende M, Loguercio AD, Reis A, Kossatz S (2013) Clinical Effects of Exposure to Coffee During At-home Vital Bleaching. (Operative Dentistry: November/December 2013, Vol. 38, No. 6, pp. E229-E236.), comprovou que não há necessidade da chamada “dieta branca” durante o tratamento clareador. O estudo acompanhou 40 pacientes que realizaram clareamento caseiro com peróxido de carbamida 16% durante 3 horas por dia. Os pesquisadores registraram a cor dos dentes antes, durante e após o término do tratamento. Como resultado, o clareamento foi efetivo no grupo que tomou café e alimentação com corantes. Uma das explicações destacadas pelo grupo, é de que compostos que acreditamos causar coloração dental, como o café e outras bebidas e alimentos com corantes, são constituídos de cadeias macromoleculares que não conseguem permear através do esmalte humano.

Estes alimentos podem causar pigmentação externa da superfície dentária, e pode ser removido através da profilaxia dentária profissional.

CONCLUSÃO: Os pacientes podem consumir seus alimentos preferidos tranquilamente enquanto realizam o tratamento, basta ter o cuidado de fazer a higienização bucal logo após a ingestão.


7- CUIDADOS NECESSÁRIOS APÓS O CLAREAMENTO DENTAL?

Tudo que realizamos em nossas vidas precisam de cuidado posteriores. Com o Clareamento não é diferente:

• Após o consumo de alimentos e bebidas com corantes, como o café ou o vinho fazer a higienização.

• Evitar o uso de cigarros, charutos ou outras formas de tabaco. Além de fazer mal para os pulmões, faz para os dentes.

• Manter uma rotina diária de cuidados com a higiene dental

• Visitar o dentista regularmente para limpeza dos dentes


8. Quanto tempo dura o Clareamento?

Varia para cada pessoa. Dependendo dos cuidados realizados após o Clareamento. Em média dura de 3 a 5 anos. No entanto, quando a necessidade de um novo Clareamento, o resultado se dá mais rapidamente.


9- Tipos de clareamento dental


CLAREAMENTO INTERNO X EXTERNO

O clareamento interno é para aqueles casos de dentes escuros causados por um tratamento de canal. O clareador é colocado dentro do dente pelo profissional. Podendo variar de 3 a 10 sessões, dependendo do grau de escurecimento.

O externo, é feito nos dentes vitais (sem canal), podendo ser no consultório, aplicado pelo profissional, ou em casa realizado pelo paciente com auxílio de moldeiras e orientação e controle do profissional.


CLAREAMENTO CASEIRO

Se você está pensando que vou falar de uso de carvão ativado, bicarbonato de sódio ou água oxigenada, pode esquecer. Todos esses tratamentos vendidos na internet como milagrosos, não fazem o menor efeito clareador. Além de não serem nada eficientes, podem trazer danos aos dentes e à gengiva,

O método caseiro que falamos aqui, consiste no uso de moldeira de silicone sob medida confeccionada pelo profissional e gel clareador. Aplica-se o gel clareador na moldeira que vai entrar em contato com os dentes por um período que pode variar de 30 minutos à duas horas, dependendo do gel clareador usado. A concentração do ácido clareador é de 15%, costumando durar cerca de três semanas o tratamento.


CUIDADO!!

- Se olhar na internet que passar morangos para clarear, cuidado, ela é uma fruta cítrica, que para quem não sabe, possui o ácido málico, que é um componente que leva à perda da estrutura dental. Em vez de clarear os dentes, ele pode provocar uma erosão nos dentes, deixando-os mais sensíveis com algo frio, como bebida, sorvetes e picolés.

- Carvão ativado clareia os dentes? De forma superficial, ou seja, ele passa uma sensação de que foi feito o clareamento dental, mas na verdade ele só removeu as manchas superficiais. Quando usado com frequência, pode deixar os dentes ásperos, contribuindo para que as sujeiras grudem com mais facilidade nos dentes, fazendo um efeito de lixamento, de modo que faz oerder estruturas dos dentes.


CLAREAMENTO NO CONSULTÓRIO

Nesse caso, o dentista protege a gengiva e aplica o ácido com uma concentração maior que o caseiro, tendo um resultado imediato. Para se ter um melhor resultado e reduzir a sensibilidade há o uso do laser na realização desta técnica.

Quando é feito por um profissional, o clareamento dental pode levar até 50 minutos, podendo ser de duas a três sessões, com um período de intervalos de uma semana entre os procedimentos.


10- Qual das duas técnicas é a melhor?

Para falar a verdade, as duas técnicas, caseiro e de consultório, têm o mesmo resultado, clarear os dentes. O que é necessário é ser bem executado e com os controles certos. Invés de escolher uma das técnicas, atualmente, indico aos meus pacientes a TÉCNICA COMBINADA:

Combinação do Clareamento caseiro e o do consultório. Assim temos um resultado mais rápido e fica com a vantagens dos dois tipos.


11- Clareamento dói?

Há sensibilidade sim, mas pode e deve ser controlada. O clareamento é realizado por meio de uma reação química de oxidação, por isso pode trazer a sensibilidade.

Mas é diminuído com os cuidados: não usar níveis de concentração do peróxido de hidrogênio muitos elevados, ter cuidado do tempo que esse gel fica em contato com a superfície dentária, uso de dessensibilizadores e o uso do laser pode amenizar a sensibilidade.


12- Quais os cuidados durante o processo de Clareamento Dental?

Para ter o resultado do clareamento dental mais rápido e com menor sensibilidade é de suma importância a colaboração e empenho do paciente para seguir os cuidados indicados. Saiba o que fazer:

1 - Entre 24 e 48 horas após a sessão, evitar alimentos muitos quentes ou gelados

2 - Cuide da sua higiene bucal, podendo usar uma pasta para dentes sensíveis.

3 – Caso consuma alimentos com corantes ou pigmentados, como café e vinho fazer uma boa limpeza posteriormente.

4 - Visitas regulares ao dentista para acompanhar o seu caso e indicar os melhores cuidados.


13- Quanto custa o clareamento dental?

O custo do clareamento dental pode variar devido a vários fatores: grau de escurecimento dos dentes, tipo de Clareamento usado, qualidade de material e muitos outros. Normalmente é feito uma avaliação antes de iniciar o tratamento, onde o dentista indicará qual o tratamento é mais apropriado e o custo para você. Das técnicas, o caseiro é mais barato que o do consultório, mas o resultado é mais lento.


14- Enfraquece o dente?

Se esta for a razão de não fazer o Clareamento, fique tranquilo. Não tem nenhum Clareamento com esta capacidade. O que pode ocorrer é a sensibilidade, mas dente sensível é diferente de dente fraco.


15- Os dentes irão ficar muito branco?

O que mais ouço no consultório quando falamos de Clareamento: “Doutor, mas os dentes vão ficar muito brancos? Igual o do Firmino?”

Não, pessoal 😊, os dentes quando bem acompanhados e com as técnicas certas não ficarão com a “cor de teclas de piano” (outro termo de pacientes). O dentista e o paciente acompanharão todo processo e não será de uma hora para outra que o dente clareará.


E então? Depois destas 15 perguntas, consegui sanar todas as suas dúvidas sobre Clareamento Dental? Caso ainda tenha alguma dúvida me mande que terei prazer de responder e completar aqui.


E se conhece alguém que queira fazer Clareamento e tem muitas dúvidas, compartilhe esta informação.


Abraço,


Cristiano Assis

Ortodontista

Posts recentes

Ver tudo

Endereço

Pátio Jardins, Sala 824- Avenida Jerônimo de Albuquerque, 25- Calhau

CEP: 65074-220

São Luís- MA 

 

  • Facebook Odontoassis
  • Google+ Odontoassis
  • insta
logo odonto assispng-01_editado.png

(98) 3232-9365

 

botao-whatsapp.png

Marque sua consulta: